ESTUDO DE ANATOMIA - CABELO
Um ponto importante a se ressaltar ao desenhar cabelos é saber que tudo se relaciona, quando chega o momento de desenhar elementos externos ao corpo nossos conhecimentos anatômicos são postos a prova.
Estudar a matéria do Anatomy for Artists: Drawing Form & Pose: Tom Fox referente a parte de cabelos me deu alguns insights que antes eu não tinha, sobre como pensar volume e shape.
Um ponto a sempre ter em mente é: SIMPLIFIQUE PRIMEIRO!
É muito comum traduzirmos os elementos do corpo humano como ícones ou símbolos quando se trata de desenho, porquê assim fomos ensinados a pensar. A simplificação significa pensar na forma e como determinado elemento irá ocupar o espaço, uma vez estabelecido podemos começar a pensar no shape e design, ambos em conjunto com a forma.
Basicamente temos que estar aptos a traduzir o cabelo em formas simples e deixar de pensar em cada fio.
O que pude notar nos meus desenhos anteriores é que eu pensava o cabelo sem mesmo ter noção do formato do crânio, tanto na questão de perspectiva quanto anatômica. O cabelo sempre parecia não encaixar ou estar errado, o fato é que eu não sabia o que tinha abaixo dele.
Lembre-se disso: Se você não entende uma parte do seu desenho, o observador também não vai entender.
Nós DEVEMOS saber o quão longe essas formas simples estão assentadas sobre o crânio, e a partir desse ponto nós podemos propriamente pensar no volume.
Essa é uma introdução ao assunto, publicarei os próximos tópicos referente a esse e outros temas em breve. Mas recomendo a exploração, conhecimento nunca é demais.
Obrigado!
Comments
Post a Comment